5 de agosto de 2009

JAQUETA DE COURO E CORDIGÃ NA FESTA FORMAL: PODE OU Ñ PODE???




Gwyneth Paltrow, mais uma vez, mexe com os fashionistas e os fotógrafos ao chegar a uma festa de gala com um lindo vestido Versace, bordado de paetês, acompanhado, não de um paletó de pele ou um xale também bordado, mas de um simples cardigã de tricô. Outra queridinha da mídia, a celebridadezinha inglesa Peaches Geldof, escolhe uma jaqueta de couro preta, bem esportiva, para colocar em cima de seu vestido de baile. Pode? É moda?
Pode e é moda, mas... Combina com você? Vestir um cardigã de lã ou blusão de couro sobre um vestido elegante é ousado, moderno, mas não é o esperado; pode agradar ou desagradar, mas certamente vai chamar a atenção por se tratar de uma combinação nada convencional.Se a intenção for fazer um depoimento de individualidade e de originalidade – tudo bem. Mas, não é obrigatório. Só faça se combinar com você.
Regras de etiqueta e dresscodes são feitos para indicar o tom do acontecimento para o qual se está sendo convidado. Se você recebe um convite onde está escrito “traje a rigor” vai saber que se trata de uma festa formal onde todos os homens normalmente estarão de smoking e as mulheres, de vestidos de baile. Se quiser ir com sua jaqueta jeans para mostrar que não pertence totalmente àquela tribo e que cria suas próprias regras, vá em frente. Se deixarem-na entar na festa, sua posição e seu depoimento fashion vão estar bem claros. Agora, se você foi sem saber que traje a rigor pedia outro tipo de roupa, vai se sentir muito mal por estar diferente dos outros. Deixou de ser uma escolha e passou a ser um erro. Perceberam a diferença? Conhecer as regras de etiqueta ou os códigos fashion é o único modo de poder desobedecê-los com segurança e tranqüilidade.

Nenhum comentário: